o gajo k n tem juízo nenhum!

É OBRIGATÓRIO ver este filme!

Posted on: 25 Junho 2007

Michael Moore, conhecido pelos seus filmes que desmascaram  o “american way of life”, brinda-nos desta vez com um Sicko que põe a nu como são tratados os americanos pelas suas “mais que excelentes companhias de seguros de saúde privadas”. Depois de ver este filme até o merdoso sistema nacional de saúde português parece um conto de fadas…

É de gritos ver a estupefacção das pessoas quando Michael Moore lhes perguntava quanto tinham pago pelos atendimentos em hospitais do Canadá e do Reino Unido, ou a estupefacção daquela senhora que em Cuba paga 5 cêntimos pelo mesmo medicamento que nos EUA lhe custaria 120 dólares!

Mas este filme chama a atenção para outra coisa; no caso de Portugal, as reformas e reforminhas que têm sido feitas no SNS, na gestão dos hospitais, a introdução das taxas moderadoras (que têm aumentado a ritmo galopante, sem ninguém se dar conta) levam a crer que há uma orientação (estratégica?) para que o SNS se venha a tornar num sistema de saúde privado. Como referência, olhe-se para as história das propinas e para a alteração dos modelos de gestão das universidades que, segundo parece, em breve se irão tornar fundações (mais um passo!).

Um dia destes, um gajo anda aí na sua vida e acontece-lhe um acidente.  É tratado no hospital e no fim brinda-no com uma conta que é mais do que poderia ganhar em toda a sua vida…

A mim, já me aconselharam, pessoas que de alguma  forma estão ligadas ao sistema de saúde, a precaver-me com um seguro de saúde!

Por outro lado, acho que as taxas moderadoras (tal como as propinas) são uma aberração quando olhamos para a Constituição da República Portuguesa: deveria surgir um movimento cívico que objectasse a sua legalidade e o seu pagamento.

Aqui fica o trailer de SiCKO:

Deixe um comentário

a música do gajo

a malta vai para aki a seguir

  • Nenhum

contas

  • 32.109 malucos que vieram cá!

Licença Creative Commons